Projetos e Pesquisas

2012 - Reabilitação do HemoCE - Hemocentro Coordenador do estado do Ceará

Visando a reabilitação ambiental sustentável dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde(EAS), o Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (LaSUS) da Universidade de Brasíia, com o apoio do Ministério da Saúde brasileiro, desenvolveu um método de Avaliação Ambiental Integrada (AAI), composto pela Avaliação Pós-Ocupação (APO); Avaliação Energética do edifício a partir do Retrofit; e a Avaliação da Eficiência Energética por meio do processo de Etiquetagem Brasileiro (PROCEL/INMETRO).
Este projeto consiste no estudo realizado no edifício do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Visando reabilitar o edifício de forma sustentável, o projeto buscou diretrizes e dispositivos que garantissem ao seus usuários, conforto térmico, luminoso e sonoro nos seus espaços internos, humanizando seus espaços externos criando espaços de passeios e locais de permanência.

• DIRETRIZES PROJETUAIS
As intervenções do pavimento térreo foram pensadas de acordo com os levantamentos feitos in loco e, principalmente, com auxilia dos funcionários de cada setor. Assim, no pavimento térreo foram reorganizados os ambientes de acordo com suas funções, de forma a atender a humanização e integração dos ambientes com áreas verdes e o pátio interno. O montacarga foi reativado e houve a criação de áreas específicas: creche; áreas de descanso/repouso de funcionários, área de higienização de recipientes, tendo em vista o melhor fluxo e conforto dos funcionários.
No primeiro pavimento buscou-se a melhora do fluxo dos doadores e funcionários do edifício tendo em vista as exigências do Ministério da Saúde. Para tanto foi pensado desde a melhoria da acessibilidade dos doadores (atualmente feita somente por escada) com a criação de rampas para portadores de necessidades especiais – PNE; criação de banheiros para PNE na área de espera dos doadores; criação de uma saída separada para os doadores; melhoria e ampliação do espaço de atendimento; criação de sala de recebimento de resultados de exame; entre outros. Além da área de doação também foram pensados os setores de processamento do sangue; melhor distribuição e setorização dos ambientes relacionados com a direção do HemoCE; busca da humanização e integração com espaços verdes,  e revitalização dos pátios internos.
As intervenções no segundo pavimento se deram no sentido da organização e setorização das atividades, sendo um pavimento onde se concentram atividades laboratoriais e administrativas. Como este pavimento passou por uma reforma recente em uma área considerável, as intervenções buscaram o máximo de melhoria com o mínimo de demolições. Outro ponto importante foi a integração dos ambientes com áreas verdes e jardins de convivência, possibilitando o aproveitamento da luz natural e ventilação.
As intervenções no terceiro pavimento focaram no reaproveitamento de espaços subutilizados, como por exemplo as áreas de alojamentos e depósito. Assim, foi trazido o setor administrativo referente ao financeiro, área de convivência e ginástica laboral, restaurante para os funcionários; e áreas destinadas a jardim e cobertura verde.
As intervenções propostas para a cobertura foram focadas na criação de coberturas verdes visando contribuir para a redução da temperatura do ar externo e transmissão de carga térmica para os ambientes. Em determinados trechos, estas coberturas verdes se transformam em jardins com acesso por parte dos funcionários, os quais contribuem para o conceito de humanização, além de favorecer a convivência e o bem estar.

• EDIFÍCIO ANEXO
No edifício anexo foram trabalhados os mesmos conceitos: humanização, sustentabilidade e aproveitamento dos aspectos climáticos locais.
Os espaços internos foram destinados a abrigar algumas atividades removidas do edifício existente, como por exemplo: as áreas de alojamento, salas de treinamento, biblioteca, etc.
Além disso, o novo bloco abriga um museu do HemoCE e áreas que podem ser utilizadas para reuniões e multiuso.

Relatório Digital (PDF)

Coordenação Universidade de Brasília
Marta Adriana Bustos Romero/LASUS/FAU/UnB

Fase de Avaliação Pós Ocupação – APO e Etiquetagem de Eficiência Energética
Marta Adriana Bustos Romero (Coordenação, Profa. FAU/UnB)
Gustavo de Luna Sales (Arq.)
Ana Carolina C. Correia Lima (Arq.)
Aline Curvello da Costa Nemer (Arq.)
Júlia Teixeira Fernandes (Arq.)
Nathalia da Rosa Pires (Arq.)
Júlia Sollero (Est.)
Isabel A. Bezerra (Est.)

Fase de Retrofit
Marco Antonio Saidel (Coordenação)
Paula Castello Branco
Eduardo Kanashiro

Fase de Projeto de Pesquisa
Marta Adriana Bustos Romero (Coordenação)
Gustavo de Luna Sales (Arq.)
Ana Carolina C. Correia Lima (Arq.)
Aline Curvello da Costa Nemer (Arq.)
Bruno Capanema Pereira (Prof. FAU/UnB)
Julia Teixeira Fernandes (Arq.)
Nathalia da Rosa Pires (Arq.)
Júlia Sollero (Est.)
Helena Daher Gomes (Est.)
Halina Rodigues de Oliveira Miranda (Est.)

Fase de Análise e Consolidação de Parâmetros de Saúde e Qualificação dos Serviços
Marta Adriana Bustos Romero (Coordenação)
Cláudio Medeiros Santos
Jane Teresinha Martins