Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística - Reabilita

O curso de especialização Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita), oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), visa capacitar profissionais na requalificação de espaços construídos, tanto públicos quanto privados, com foco na sustentabilidade, acessibilidade e preservação do patrimônio.

Inscrições abertas em 01 de novembro de 2024, o curso será realizado na modalidade a distância, permitindo flexibilidade para os alunos conduzirem seus estudos em horários e locais mais convenientes, com encontros presenciais para a defesa dos trabalhos finais. Além disso, o curso disponibiliza 140 vagas e possui uma carga horária total de 420 horas, incluindo atividades práticas e teóricas.

O Reabilita busca formar profissionais aptos a enfrentar os desafios contemporâneos da arquitetura e urbanismo, abordando temas como reabilitação térmica e energética de edificações, retrofit, adequação ambiental e preservação patrimonial. Durante o curso, os alunos desenvolverão projetos aplicados, utilizando tecnologias como modelagem BIM e avaliação pós-ocupação para a recuperação de espaços urbanos.

Essa especialização é uma oportunidade para arquitetos, urbanistas e profissionais de áreas correlatas expandirem seus conhecimentos, aplicando soluções sustentáveis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais nas cidades.

Veja o edital completo: